sexta-feira, 17 de julho de 2009

João Simões Lopes, o Patriarca

JOÃO SIMÕES LOPES – nascido na freguesia de Santa Engrácia (concelho de Lisboa, distrito de Lisboa), em 16 de dezembro de 1779, tendo sido batizado em 1o. de janeiro de 1780 (padrinhos: João Pedro de Sales Ribeiro e Catarina Rosa, por procuração). Era o segundo filho de José Lopes, natural da freguesia de Santa Marinha de Alquerubim (conc. Albergaria-a-Velha, dist. Aveiro), e Teresa Maria de Jesus, natural de São Miguel de Palhacana (conc. Alenquer, dist. Lisboa); neto paterno de Manuel Lopes e Maria Francisca; neto materno de Antônio da Costa e Francisca Maria de Sousa. Em 23/11/1809, João Simões Lopes, descrito como “de estatura ordinária, rosto comprido, sombrancelhas delgadas e bastante barba”, solteiro, natural de Lisboa e com 30 anos, era negociante e morava no Rio de Janeiro. Partiu com destino a Buenos Aires “pelos portos do Sul” (códice 0421, volume 01, folha 280, Registro 1507, nos registros de movimentação de portugueses do Arquivo Nacional). Já em 02/03/1812, o mesmo João, então com 32 anos, regressava de Montevidéu na Sumaca Invencível (códice 0418, volume 01, folha 150v). Em 31/08/1812, o jovem negociante, regressava no Bergantim Galatea, de Montevidéu para o Rio. A razão da vinda: “negócios”, e João morava na Travessa da Candelária (códice 0418, volume 01, folha 197). Possuidor de uma pequena frota de barcos mercantes, que zarpavam para Europa, com nossos artigos, como couro e sebo, e retornavam com diversos produtos, como lustres de cristais, baixelas de prata, mosaicos portugueses e tapetes orientais. Era comendador e tinha a patente de capitão em 1841. Faleceu em Pelotas, em 12 de setembro de 1853, aos 73 anos.
João Simões Lopes casou-se com a gaúcha Isabel Dorotéia Carneiro da Fontoura. É o patriarca da família Simões Lopes.

4 comentários:

  1. Lido no facebook:

    "Meus ancestrais vieram de Alquerubim e São João do Loure, famílias Simões e Lopes. Os ancestrais de minha esposa vieram de Branca, família Nunes Alhão."

    Não será família "Nunes Antão" ?

    Ver comentários à seguinte mensagem

    http://blogdealbergaria.blogspot.com/2008/09/avelino-anto-professor.html

    Cumprimentos,

    OF

    ResponderExcluir
  2. Não entendi ainda de onde ele tirou o sobrenome Simões, pois pelas informações que disponibilizas não havia nenhum Simões antes do patriarca.

    ResponderExcluir
  3. estou muito orgulhoso de estar nesse site.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postagens populares