João Simões Lopes, o Patriarca

JOÃO SIMÕES LOPES – nascido na freguesia de Santa Engrácia (concelho de Lisboa, distrito de Lisboa), em 16 de dezembro de 1779, tendo sido batizado em 1o. de janeiro de 1780 (padrinhos: João Pedro de Sales Ribeiro e Catarina Rosa, por procuração). Era o segundo filho de José Lopes, natural da freguesia de Santa Marinha de Alquerubim (conc. Albergaria-a-Velha, dist. Aveiro), e Teresa Maria de Jesus, natural de São Miguel de Palhacana (conc. Alenquer, dist. Lisboa); neto paterno de Manuel Lopes e Maria Francisca; neto materno de Antônio da Costa e Francisca Maria de Sousa. Em 23/11/1809, João Simões Lopes, descrito como “de estatura ordinária, rosto comprido, sombrancelhas delgadas e bastante barba”, solteiro, natural de Lisboa e com 30 anos, era negociante e morava no Rio de Janeiro. Partiu com destino a Buenos Aires “pelos portos do Sul” (códice 0421, volume 01, folha 280, Registro 1507, nos registros de movimentação de portugueses do Arquivo Nacional). Já em 02/03/1812, o mesmo João, então com 32 anos, regressava de Montevidéu na Sumaca Invencível (códice 0418, volume 01, folha 150v). Em 31/08/1812, o jovem negociante, regressava no Bergantim Galatea, de Montevidéu para o Rio. A razão da vinda: “negócios”, e João morava na Travessa da Candelária (códice 0418, volume 01, folha 197). Possuidor de uma pequena frota de barcos mercantes, que zarpavam para Europa, com nossos artigos, como couro e sebo, e retornavam com diversos produtos, como lustres de cristais, baixelas de prata, mosaicos portugueses e tapetes orientais. Era comendador e tinha a patente de capitão em 1841. Faleceu em Pelotas, em 12 de setembro de 1853, aos 73 anos.
João Simões Lopes casou-se com a gaúcha Isabel Dorotéia Carneiro da Fontoura. É o patriarca da família Simões Lopes.

Comentários

  1. Lido no facebook:

    "Meus ancestrais vieram de Alquerubim e São João do Loure, famílias Simões e Lopes. Os ancestrais de minha esposa vieram de Branca, família Nunes Alhão."

    Não será família "Nunes Antão" ?

    Ver comentários à seguinte mensagem

    http://blogdealbergaria.blogspot.com/2008/09/avelino-anto-professor.html

    Cumprimentos,

    OF

    ResponderExcluir
  2. Não entendi ainda de onde ele tirou o sobrenome Simões, pois pelas informações que disponibilizas não havia nenhum Simões antes do patriarca.

    ResponderExcluir
  3. estou muito orgulhoso de estar nesse site.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

F1-N22 Augusto Simões Lopes: descendência

AGRADECIMENTOS - PARENTES