Isabel Dorotéia da Fontoura, a Matriarca

ISABEL DOROTÉIA DA FONTOURA - nascida em Gravataí-RS, no dia 1o. de Outubro de 1795, sendo batizada na igreja de Nossa Senhora dos Anjos no dia 11 do mês. Era filha de José Carneiro da Fontoura, natural da freguesia do Curral d'El Rei (atual Belo Horizonte), e Dorotéia Francisca Isabel da Silveira, natural de Rio Grande-RS; neta paterna de João Carneiro da Fontoura, português de Chaves e Izabel da Silva, cigana portuguesa da freguesia de Sta.Maria, concelho de Torres Novas; neta materna de Mateus Inácio da Silveira e Maria Antônia da Silveira, ambos açorianos da Ilha do Faial, ele da freguesia de N.Sa. das Angústias, ela da freguesia de Santíssimo Salvador na vila de Horta. Isabel Dorotéia faleceu em Pelotas, a 26 de junho de 1841, aos 45 anos. Isabel casou-se com o português João Simões Lopes.

BATISMO:
Aos onze de Outubro de mil e sete centos e noventa e sinco nesta Freguezia de N. S. dos Anjos baptizei Solemnemente a Izabel que nasceo no primeiro deste mes, filha legitima do capitão Jose Carneiro da Fontoura, natural da Freguezia [...]do Morro? Grande e de D. Dorothea Izabel [...] da Silveira, natural do Rio Grande, neta pela parte paterna de João Carneiro da Fontoura [...] da Praça de Chaves e de Izabel Vellosa da Fontoura, natural de Minas, e pela materna de Matheus Ignacio da Silveira e de Maria Antonia da Silveira naturais da Ilha do Fayal foram padrinhos João Gualberto Carneiro da Fontoura, desta Freguezia e do que para constar fiz este assento = Vigr.o Feliciano Ant.o Marques(?)

ÓBITO:
Aos vinte e sete de Julho de mil oitocentos e quarenta e hum annos nesta Freguezia do Rio Grande de São Pedro faleceu de constipasão sem sacramentos e sem testamento Izabel Dorothea da Fontoura natural desta Provincia de idade de quarenta e sinco annos, deixou filhos: foi por mim encomendada sepultada solemnemente em Catacumba da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Para constar fis o presente que assinei = O Par.co Francisco de Paula Bapt.a
[120] Livro 7, 118v

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

F8-N1-Bn4 Luiz Augusto de Assumpção (1884-1952)

O INÍCIO DA FAMÍLIA SIMÕES LOPES

F1 João Simões Lopes Filho (1817-1893), Visconde da Graça