F1-N15 Ismael Simões Lopes (1862-1896)

ISMAEL SIMÕES LOPES, Dr., nasceu em Pelotas, em 1862. Foi o terceiro filho do casal João Simões Lopes Filho e Zeferina Antônia da Luz. Ismael foi jornalista em Pelotas, onde em 1886 fundou junto com seu sócio Fernando Pimentel o jornal A Pátria. Foi neste jornal onde seu sobrinho João Simões Lopes Neto começou a carreira, escrevendo a coluna Balas de Estalo. Foi major da Guarda Nacional e deputado na Constituinte de 1891.
Casou-se em Pelotas no dia 30 de junho de 1883 com sua prima-irmã pelo lado materno ADELAIDE DE FREITAS, nascida no Uruguai , filha de Manuel Silvano de Freitas e Maria Francisca Pereira da Luz; neta paterna de Antônio de Freitas e Gertrudes Matilde da Costa; neta materna de Manoel Pereira da Luz e Joaquina Clementina Antônia da Luz.
Ismael Simões Lopes faleceu em Pelotas no dia 19 de maio de 1896, com apenas 34 anos.


CASAMENTO DE ISMAEL COM ADELAIDE:

Aos trinta de Junho de mil oitocentos e oitenta e tres, na Igreja Matris de S.Francisco de Paula desta cidade de Pelotas, às nove horas da noite, em minha prezença e das testemunhas abaixo assignadas; precedidas a dispensa de impedimento de consanguinidade em segundo grao da linha lateral igual: a licença do D.r Juiz de Direito da Comarca de Piratinim; a provisão para casamento à noite, e feitas todas as demais diligencias do costume conforme ordena o Sagrado Concilio Tridentino, se receberão em matrimonio com palavras de presente como que expressarão seu mutuo consentimento Ismael Simões Lopes natural desta cidade, com Adelaide de Freitas, natural do Estado Oriental do Uruguai; elle filho legitimo do Visconde da Graça (João Simões Lopes), e de Viscondessa da Graça (D. Zeferina da Luz Lopes); ella filha legitima de Manoel Silvano de Freitas, já fallecido, e Maria Francisca de Freitas. E logo lhes dei as bençãos nupciaes na forma do R.R. E para constar lancei este termo que assigno.
O Vigario Collado D.r Augusto Joaquim de Siqueira Canabarro
Junius Brutus Cassio d'Alm.da
Alfredo Augusto Braga


Do casamento de Ismael e Adelaide nasceram quatro filhos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

F8-N1-Bn4 Luiz Augusto de Assumpção (1884-1952)

O INÍCIO DA FAMÍLIA SIMÕES LOPES

F1 João Simões Lopes Filho (1817-1893), Visconde da Graça