F1 João Simões Lopes Filho (1817-1893), Visconde da Graça


JOÃO SIMÕES LOPES FILHO nasceu em Pelotas, no dia primeiro de agosto de 1817. Foi o primeiro filho do casal João Simões Lopes e Isabel Dorotéia da Fontoura.
Casou-se em primeiras núpcias, aos 19 anos de idade, em primeiro de junho de 1836 com Eufrásia Gonçalves Victorino, nascida em Piratini em 1822, filha de Manuel Gonçalves Victorino e Francisca Gomes de Jesus, neta paterna de Manoel Gonçalves da Silveira e Francisca Inácia de Jesus, neta materna de Manuel José Gomes e Rosa Maria da Fonte. Eufrázia veio a falecer, de cholera morbus, em 21 de dezembro de 1855. Deste primeiro casamento nasceram doze filhos.
Casou-se em segundas núpcias, aos 40 anos de idade, no dia 1o. de julho de 1857, com Zeferina Antônia da Luz , nascida em Encruzilhada do Sul, em 21 de agosto de 1837, filha de Manuel Pereira da Luz e Joaquina Clementina Antônia da Luz, ambos de Encruzilhada, neta paterna de João Pereira da Luz e Francisca Maria Inácia de Jesus,estes de Taquari-RS, neta materna de João de Souza Escoto, de Encruzilhada, e Antônia Maria da Luz, de Triunfo-RS (esta sobrinha paterna do citado João Pereira da Luz).
João de Souza Escoto era filho de Antonio de Souza Escoto e Genoveva Maria de Jesus; neto paterno de Simeão Escoto da Fonseca Fagundes e Josefa Antônia de Jesus; neto materno de Caetano de Souza Nunes(ou Nascentes) e Paula Maria.
Do segundo casamento do Visconde nasceram dez filhos. Zeferina veio a falecer em Pelotas, a 25 de junho de 1923, aos 86 anos.
Teve também nove filhos com Vicência Ferreira Lyra.
João Simões Lopes Filho foi distinguido com o título de Barão da Graça (27-11-1872), sendo posteriormente elevado a Visconde da Graça (16-2-1876).
João Simões Lopes Filho faleceu em Pelotas no dia 25 de outubro de 1893, aos 77 anos.

Registro de Óbito de João Simões Lopes Filho

Nº344
Aos vinte e seis de Outubro de miloito centos e noventa e tres, na Capella do Senhor do Bomfim, desta Freguezia de S. Francisco de Paula desta cidade de Pelotas, do cemiterio publico, o Vigario D.r Marcolino da Maia Firme encomendou solemnemente a João Simões Lopes (Visconde da Graça), idade setenta annos, criador, branco, casado, deste Estado; falleceu hontem de "asthenia", sepultou-se hoje no mesmo cemiterio a cargo da Santa Casa de Misericordia. Para constar mandei fazer este termo que assigno.

Comentários

  1. quero saber sobre os 1º imigrantes da família lopes em Santo Antônio da Patrulha?

    ResponderExcluir
  2. Quero descobrir parentes de minha mãe Terezinha Romildo Castro...que moram na cidade de Taquari.
    Tem um tio meu que mora ai na cidade de Taquari,vi ele quando tinha 3 anos não lembro nem o nome pode ser Antonio ele era professor,se alguem puder ajudar obrigada,desde ja agradeço.
    LUIZA.

    ResponderExcluir
  3. Achei através do site mitoblgos e da pessoa que escreveu João Simões Lopes Filho minha árvore genealógica. Gostaria de saber um pouco mais, tenho um jornal com a árvore de meus ancestrais, de Belchior de Bem e Canto (tenho um bom conteúdo), e já sei que a 1ª geração começou com Manoel Francisco de Bem. Gostaria de saber, se é possível, ou onde encontrar de onde eles vieram, pois as histórias ao longo do tempo se desencontram e é uma coisa que eu gostaria de completar....abraços Maria Helena

    ResponderExcluir
  4. Olá, Meu nome é Fátima Lauriodó; conheci Marcos de Cai Conrado em 1974 no Rio de Janeiro,em Copacabana (Rua Figueredo Magalhães n* 581) era meu vizinho; estou tentando localizá-lo;
    O contato pode ser feito pelo Cel: (21) 99678-7947, ou pelo Email: alugueltemporadariocentro2@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Sou Gilberto Demari Alves e gostaria de saber os quatro filhos do casal; João Duarte Machado e Maria Regina da Fontoura, sei os nomes de dois a saber: Maria Augusta da Fontoura, esta casada com Joaquim José D'Assumpção e José Maria da Fontoura que morreu solteiro e sem descendentes. obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Sou Gilberto Demari Alves e gostaria de saber os quatro filhos do casal; João Duarte Machado e Maria Regina da Fontoura, sei os nomes de dois a saber: Maria Augusta da Fontoura, esta casada com Joaquim José D'Assumpção e José Maria da Fontoura que morreu solteiro e sem descendentes. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João batizado 30-12-1801, Francisco n. 27-8-1805, ambos em Rio Grande, e José n. 23-11-1812, em Pelotas

      Excluir
  7. Sou Lia Simoes Looes Goncalves, a segunda filha de Oscar Simões Lopes Gostaria de saber o local e a data de casamento dos meus avós Justiniano Simoes Lopes e Luiza Sequeira e tambem a data de seus óbitos pois não localizei nas informações deste blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, Justiniano e Luiza casaram em 19-1-1889, em Pelotas. Justiniano morreu em 26.4.1936 (Rio Grande) e Luiza morreu em 13.12.1970 (Rio de Janeiro).

      Excluir
    2. http://simoeslopes.blogspot.com/2009/07/f1-n17-justiniano-simoes-lopes-1864.html

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

F8-N1-Bn4 Luiz Augusto de Assumpção (1884-1952)

O INÍCIO DA FAMÍLIA SIMÕES LOPES